O Mosteiro de São Bento é um marco histórico e religioso localizado no Largo de São Bento, no Centro da cidade de São Paulo, formado pela Basílica Abacial Nossa Senhora da Assunção, o Colégio de São Bento e a Faculdade de São Bento.
Com raízes na época da colonização, a edificação atual começou a ser erguida em 1910, e conta com obras de grande valor artístico e cultural – murais, esculturas e pinturas – como as imagens dos 12 apóstolos da nave e o altar-mor, feito em mármore da região do Lago Maggiore, Itália.
O conjunto conta ainda com um relógio histórico, instalado em 1921, composto por um carrilhão com seis sinos afinados que tocam nas horas cheias e nas frações, e um órgão com mais de 6.000 tubos.
O mosteiro também tem uma padaria, onde são fabricados, pelos próprios monges, pães, bolos, biscoitos, geleias, chocolates e cervejas artesanais. As receitas são muito bem guardadas e passadas de monge para monge, como o “Benedictus”, pão de mel recheado com geleia de morango, e o bolo de nozes com maçã.
Já a biblioteca do mosteiro, uma das mais antigas da cidade de São Paulo, teve início com os primeiros monges beneditinos que chegaram a São Paulo em 1598, e abriga mais de 100.000 volumes, alguns bem raros, como um Novo Testamento datado de 1496.
A Basílica possui coro para ofícios em rito monástico, celebrado diariamente pelos monges, e a missa, em rito romano, ambos com canto gregoriano.
O Mosteiro de São Bento vale muito a visita. Quando vier a São Paulo, não deixe de conhecer o conjunto, sua obras, experimentar as especialidades da confeitaria, participar dos ritos e ouvir o canto das missas.
www.mosteirodesaobentosp.com.br
Imagem:
Morio, CC BY-SA 3.0 <http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/>, via Wikimedia Commons